Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica

COLETIVO INVESTIGADOR


O grupo de pesquisa

O Grupo de Pesquisa-ação Pedagógica Coletivo Investigador é constituído de estudantes da Faculdade de Formação de Professores (UERJ) e professores de escolas públicas do norte fluminense. Tem por objetivo investigar, através de metodologias colaborativas, as epistemologias e modelos da formação de professores articulando escolas e universidade através de projetos em conjuntos.

Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2037106813607226

Período: 2022/23

As propostas objetivam estruturar uma rede de ações colaborativas para o enfrentamento dos desafios das consequências da pandemia na educação pública através da articulação entre a formação inicial e continuada de professores.

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Edson  Nascimento  Estudante Geografia (FFP/UERJ)

Na crise atual em que se encontra a educação pública convidamos todxs que queiram se dedicar ao desenvolvimento de trabalhos que nos auxiliem a compreender o alcance e o significado da crise, bem como o que fazer e, a partir desses conhecimentos, empreender ações que possibilitem a defesa dos valores e princípios da educação pública, laica, gratuita e democrática.

Solicitamos que façam a inscrição no link abaixo para acesso:

https://bityli.com/NKC8Db

Relatório técnico de pesquisa

Realização: Coletivo Investigador Formação de Professores de São Gonçalo. Setembro 2020 

DESCOLONIZAR E RECRIAR A FORMAÇÃO DOCENTE - um projeto coletivo 

Trabalhar em uma escola pública nos exige muito mais do que o conhecimento de um conteúdo, do que preparar e dar uma aula seguindo um currículo mínimo. É um desafio diário em que precisamos nos reinventar. Na maioria dos dias, nos deparamos com o descompromisso do poder público com os aspectos pedagógicos, a falta de estrutura das escolas, de estudantes sem estímulo e hábito de estudo, de colegas que não acreditam mais nos seus ideais.  Neste contexto, o que nos mantém na luta é ter um objetivo maior que nos dê força para acreditar que é possível fazer uma educação de forma diferente. O que me fortalece é fazer parte de um coletivo que compartilha e constrói caminhos para essa transformação.

Refiro-me ao Coletivo Investigador Pesquisa-Ação Pedagógica, um grupo que estabelece uma Rede entre universidade e escola, fazendo com que tenhamos um olhar atento à realidade e às necessidades de forma democrática.  Deste trabalho foram realizados inúmeros estudos que foram escritos e organizados em um livro pela coordenadora do grupo, professora Sueli de Lima Moreira, com a contribuição de todo o coletivo composto de professores, supervisores, diretores, estudantes da faculdade e das escolas municipais.

DESCOLONIZAR E RECRIAR A FORMAÇÃO DOCENTE - um projeto coletivo é um sopro de ânimo quando trata seu princípio epistemológico: a incerteza, tão presente nas atuais condições da educação, reflexo da sociedade brasileira. Não traz respostas, mas nos faz refletir não estarmos só nessa caminhada construindo uma relação mais horizontal. E que é preciso “descolonizar”, encontrar sentido em nossa prática cotidiana com pesquisa participativa, dialógica, quebrando as hierarquias que nos engessam e dificultam uma educação significativa.

A autora, Sueli de Lima Moreira, trabalha no campo da educação há 40 anos, articula as lutas populares de educadoras e trabalho acadêmico. Doutora em Educação pela USP e atualmente é professora pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ - SG, onde coordena o grupo de Pesquisa-Ação Coletivo Investigador da formação docente desde 2015. 

Neste livro de muitas vozes, fomos “desafiados a contribuir para a revisão das epistemologias, modelos e espaços, investimos na dimensão do trabalho coletivo de professoras/es em luta e formação, o que nos possibilita atuar e nos formar como profissionais com base na organização ontológica (quem somos) e epistemológica (o que investigamos), pois ao compreender quem somos, temos a chance de instituir novas práticas (novas condições epistêmicas) e estas nos permitem transformar as condições ontológicas de que dispomos a fim de que possamos ser de outras formas.”

A autora e os integrantes do Coletivo Pesquisador de Pesquisa-Ação Pedagógica, no qual me incluo, entendem que o acesso a nossa publicação deva ser de forma livre, portanto aos que tiverem interesse em conhecer o trabalho, baixe gratuitamente o PDF pelo seguinte link: 

https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38237-descolonizar-e-recriar-a-formacao-docente-um-projeto-coletivo 

Estejam convidados a participar do lançamento do livro que ocorrerá no Encontro FFP/ UERJ e conversarmos pessoalmente, no dia 04 de dezembro, 18:OO, no auditório C, da FFP/UERJ, no VIII Jornada de Educação Não escolar e Pedagogia Social, o JENEPS (Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social) com o tema: “O Plural da Pedagogia Social (des)Encontros Latinos-Americanos”. Venha dialogar conosco.

Aldaléa Figueiredo dos Santos

 Grupo de Pesquisa-Ação Coletivo Investigador

FFP/UERJ

R. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, 24435-005

Telefone: (21) 3705-2227

coletivoinvestigador@gmail.com