Projetos

Escola e universidade em redes educativas no contexto pandêmico: desafios para a escolaridade e a formação docente.  (FAPERJ - 2022/23)

Docentes Coordenadoras do Projeto: Denize Sepulveda, Patrícia dos Santos e Sueli Lima Moreira


O projeto foi construído através da reunião de quatro professores pesquisadores da UERJ, atuando em três grupos de pesquisa, onde cerca de quinze professores de escolas básicas trabalham em parceria com estudantes de diversas licenciaturas e cursos de pós-graduação da UERJ. A proposta objetiva estruturar uma rede de ações colaborativas para o enfrentamento dos desafios das consequências da pandemia na educação pública através da articulação entre a formação inicial e continuada de professores. 

Se constitui no desenvolvimento de 3 frentes de ações articuladas: 1) desenvolvimento de Oficinas para orientação de estudos e debates sobre o direito às diversidades, reunindo estagiários das licenciaturas e estudantes das escolas básicas para o trabalho em conjunto; 2) organização de um Núcleo de Pesquisas Pedagógicas voltado para professores, o qual desenvolverá cursos de extensão, seminários e produção de conhecimentos para a área; 3) Laboratório de Aprendizagens Remotas, que além de equipar 3 escolas com distintos recursos tecnológicos também realizará ações de formação virtual em canais gratuitos de vídeos e em site. 

Ações realizadas em 4 escolas diferentes com equipes distintas no ano de 2022:  E. I. Brasil México: Kely Novaes Lopes e Pablo dos Santos;  E. M Ernani Faria: Ana Luiza Pereira Possati Marins Lima e Edson Ferreira; E.M Darcy Ribeiro: Bruna Garcia de Melo e Letícia da Rocha Nunes; e E.M João Monteiro: Agata do Patrocinio Jesus e Beatriz dos Santos. Contando ainda com a equipe de Mídias e Suporte: Beatriz de Carvalho Serrano, Karynne dos Santos Nascimento, Pedro  Marcio e Saulo Quintanilha Silva. 

Para o ano de 2023, contamos com algumas mudanças como: A Escola Municipal João Monteiro não fazer mais parte do projeto, e mudanças também nas organizações das equipes. 




Apresentações, Participações e Atividades Do Projeto

Acompanhe todas as ações realizadas pelo Coletivo Investigador e pelo Projeto Escola e universidades em redes através das plataformas digitais:


Informe sobre as atividades realizadas no 1° semestre de 2023/1 - Data da postagem: 17/10/2023 - Local: Instagram Escola e UERJ em rede - https://www.instagram.com/p/CygPJYDObpi/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg== 


Participação dos Bolsistas na 32° UERJ Sem Muros - Local: Instagram Escola e UERJ em rede - Data da postagem: 28 de Setembro - https://www.instagram.com/p/CxvxTi3pmOR/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==


Breve apresentação das oficinas realizadas no Colégio Municipal Ernani Faria, nas turmas 901 e HGV2 - Local: Instagram Escola e UERJ em rede -Data da Postagem: 19 de Setembro - https://www.instagram.com/reel/CxXwJu0A4xu/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng== 


APRESENTAÇÃO DE TRABALHO “ESCOLA E UNIVERSIDADE:DESAFIOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE” NO XI Fala Outra Escola: professora, presente! na UNICAMP, e no II Encontros de Pesquisas e Narrativas, no Cap UFRJ, no Rio de Janeiro - Local: Instagram Escola e UERJ em rede - Data da postagem: 15 de Setembro - https://www.instagram.com/p/CxOkYDIpNkq/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng== 


Oficina: Personagens pretos e o clareamento da cor de sua pele. Como trabalhar? - Local: Instagram Escola e UERJ em rede - Data da Postagem: 4 de Setembro - https://www.instagram.com/p/Cwxxru0AsJk/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng== 


ENTREGA DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS NO COLÉGIO MUNICIPAL ERNANI FARIA SÃO GONÇALO - 19 de Abril – 

Local: Instagram da Prefeitura de São Gonçalo - Link: https://www.instagram.com/p/CrOyjmQuMwn/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg== 


Estágios como Laboratório de Relações outras entre Escolas e Universidades na formação docente no contexto Pandêmico (Prodocência/ Cetreina/UERJ - 2022/23)

Docente Coordenadora do Projeto: Sueli Lima Moreira

O projeto pretende colaborar com o campo dos estágios na formação docente por meio da instauração de um plano de trabalho que visa promover uma articulação entre estudantes de licenciaturas – seus saberes e experiências - e professores das escolas básicas. Por meio da revisão de modelos, lugares, saberes e suas epistemologias, busca-se o exercício da prática docente sob as perspectivas desafiadoras que as restrições impostas pela pandemia de covid-19 trouxeram para o campo dos estágios.

A proposta é resultado de sete anos de trabalho do Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica Coletivo Investigador em que professores de escolas de ensino fundamental e médio e estudantes de licenciaturas trabalham em conjunto, utilizando metodologias de pesquisas colaborativas e investigando suas práticas de forma a contribuir para a revisão dos modelos de formação docente. 

O projeto visa promover articulação entre formação inicial e continuada, a fim de contribuir para a adoção de uma perspectiva epistemológica “outra"? que orienta o trabalho docente, por meio da instauração de um "novo lugar institucional” (NÓVOA, 2017, p. 1.106) e da vinculação entre as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino e a pesquisa embasada em formulações de autores decoloniais, como Freire (1982), Fanon (2015), Walsh (2009), e nas Epistemologias do Sul (SANTOS, 2007, 2020).

Ações realizadas em 4 escolas diferentes com equipes distintas:  E. I. Brasil México: Kely Novaes Lopes e Pablo dos Santos;  E. M Ernani Faria: Ana Luiza Pereira Possati Marins Lima e Edson Ferreira; E.M Darcy Ribeiro: Bruna Garcia de Melo e Letícia da Rocha Nunes; e E.M João Monteiro: Agata do Patrocinio Jesus e Beatriz dos Santos.

Contando ainda com a equipe de Mídias e Suporte: Beatriz de Carvalho Serrano, Karynne dos Santos Nascimento, Pedro  Marcio e Saulo Quintanilha Silva.

Ações realizadas em 4 escolas diferentes com equipes distintas no ano de 2022:  E. I. Brasil México: Kely Novaes Lopes e Pablo dos Santos;  E. M Ernani Faria: Ana Luiza Pereira Possati Marins Lima e Edson Ferreira; E.M Darcy Ribeiro: Bruna Garcia de Melo e Letícia da Rocha Nunes; e E.M João Monteiro: Agata do Patrocinio Jesus e Beatriz dos Santos. Contando ainda com a equipe de Mídias e Suporte: Beatriz de Carvalho Serrano, Karynne dos Santos Nascimento, Pedro  Marcio e Saulo Quintanilha Silva. 

Para o ano de 2023, contamos com algumas mudanças como: A Escola Municipal João Monteiro não fazer mais parte do projeto, e mudanças também nas organizações das equipes.